A prática esportiva do Futsal é iniciada antes mesmo de haver contato com a escola. As crianças se deixam influenciar pelo gosto dos pais, jogam Futsal quando crianças, brincam e se divertem antes mesmo de conhecer regras e atitudes que se deve ter em quadra. Iniciar esportivamente uma criança no Futsal, não significa ensiná-la a chutar, a fazer gols e a correr. Significa incentivá-la a saber trabalhar em equipe, ter disciplina, conhecer as regras do jogo e respeitá-las.

Além de ensinar conceitos sobre o jogo, a prática do Futsal prepara para a vida. Enquanto pensa-se que é uma atividade lúdica, a criança aprende vários conceitos que usará para toda a sua vida nas aulas de iniciação esportiva. Portanto, o Futsal não é apenas diversão. É um esporte que possibilita o crescimento psicossocial da criança.

Apesar de ser uma atividade que promove o crescimento da criança, existem divisões de acordo com a faixa etária, que podem servir como orientação à iniciação esportiva, o que acarreta no fato de estabelecer objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação diferenciados para as diferentes fases de crescimento da criança.

 

Skip to content